Sejam Bem Vindos ao Blog de Pneumologia do 5° período do Curso de Fisioterapia da Univali.
Aqui vocês encontrarão informações sobre Fisioterapia Respiratória. Fiquem à vontade para comentar!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tuberculose

Boa noite turma.
Hoje a postagem será destinada a doença chamada Tuberculose.
A tuberculose foi durante muitos anos uma das doenças infectocontagiosas mais comuns. Com as medidas de prevenção e promoção da saúde os casos diminuíram significativamente, porém nos últimos anos estes voltaram a aumentar. A grande quantidade de pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) predispõe ao aumento de casos, pois esta população possui imunidade bastante baixa.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), divisão de controle de tuberculose, publicou algumas informações interessantes sobre a doença.


História e Curiosidades


Existem evidências de que a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. A doença já foi encontrada em esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 A.C) e, mais recentemente, numa múmia pré-colombiana no Peru.


No século XIX, o tratamento higienodietético prevaleceu como terapêutica para a tuberculose. Acreditava-se que a cura do doente acontecia quando se dispunha de boa alimentação, repouso e podia-se viver no clima das montanhas, este último considerado um fator fundamental no tratamento.



A emergência e a propagação da Síndrome da lmunodeficiência Adquirida (AIDS), o empobrecimento da população, a urbanização caótica e a ausência de controle social vem dificultando o controle da doença.







No site da CVE (http://www.cve.saude.sp.gov.br/tuberculo
se) existem folders, cartazes e álbuns que são interessantes para realizar prevenção da tuberculose:




















































No site do Centro de Vigilância Epidemiológica existem mais informações sobre a doença. Acessem, é bem interessante.

Esperamos que tenham gostado!

8 comentários:

  1. Com certeza, esse foi a melhor postagem do blog na minha opinião. Gostei de saber da historia da tuberculose. Não fazia nem ideia de que a doença ja exista a tanto tempo! Hoje em dia, ainda é dificil controla-la, e torna-se nosso papel como fisioterapeutas, educar e instruir a população quanto a prevenção.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Mateus. Nós como profissionais da área da saúde temos o
    DEVER de informar a população e orientá-los a respeito da doença e sua prevenção mesmo.
    Super legal e interessante esta postagem, e os folders bem didáticos. Gostei muito!!!!
    Para auxiliar o estudo deixo abaixo um link que é na verdade um guia da vgilÂncia epidemiológica para esta patologia. Fala desde as normas técnicas, prevenção, a biossegurança,
    que é muito importante em nosso meio, até mesmo a questão da notificação da doença!
    Dêem uma olhada....

    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual_tuberculose.pdf

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Se as nossas intervenções fossem desse tipo como cartilhas que qualquer pessoa pudesse interpreta-la não ficaria dificil realizar uma concientização em massa sobre oque é ,oque causa, sinais, sintomas e pricipalmente como se prevenir da TB.


    ps:. Bem interessante saber desde antigamente que esta doença vem assombrando a população, que não é da atualidade da sociedade moderna...

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, ai vai uma dica bem legal de site: Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia Profissionais de Saúde. Público Geral.
    www.sppt.org.br/neste site tem inclusive vários livros sobre pneumologia para dowload, espero que gostem.

    ResponderExcluir
  5. Os arquivos postados tem sido muito uteis, inclusive aquele sobre a fórmula de Karvonen, que precisamos saber para poder trabalhar com muitos de nossos pacientes, inclusive esta fórmula caiu na prova de cardio...
    aida bem que ela estava ai no blog e eu aprendi.. valeu!!

    ResponderExcluir
  6. OLá coleguinhas.. ja faz um tempinho que entro mas não comentava mais aqui.. então bem legal o post mesmo, seria otimo nós mesmo fazermos algum trabalho de prevenção assim com cartilhas e tudo mais, ja mesmo sendo pré-histórica, até hj ainda assombra mta gente...

    bjinhos bjinhos..

    ResponderExcluir
  7. Concordo com meus colegas tambem achei muito importante saber a história da tuberculose, pois é importante conhecer a patologia para depois intervir junto a ela...legal a iniciativa desses cartazes informativos, bem interessante.

    ResponderExcluir
  8. Amei!!! Estava presisando disso!!!

    ResponderExcluir