Sejam Bem Vindos ao Blog de Pneumologia do 5° período do Curso de Fisioterapia da Univali.
Aqui vocês encontrarão informações sobre Fisioterapia Respiratória. Fiquem à vontade para comentar!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Base de Dados DATASUS

Boa noite turma. Hoje o post será destinado à discussão da base de dados do Ministério da Saúde, DATASUS.

O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde. Dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais passaram a ser métricas utilizadas na construção de Indicadores de Saúde, que se traduzem em informação relevante para a quantificação e a avaliação das informações em saúde.
Pensando na fisioterapia respiratória, fizemos uma pesquisa na base de dados para entender aonde as doenças respiratórias estão nesta realidade.Os dados pesquisados são de julho de 2010.

As patologias, na base de dados, são divididas em grupos. Todas as doenças do aparelho respiratório ficam agrupadas em um mesmo item.
Dessa maneira, quando analisamos as internações no Brasil em Julho de 2010, percebemos que as doenças do aparelho respiratório estão em 1° lugar, conforme gráfico a seguir:



É evidente que as doenças respiratórias ocupam um lugar preocupante. Pesquisas comentam que este dado alarmante deve-se ao fato de que o tabagismo é cada vez mais frequente na vida dos brasileiros, sendo de forma ativa ou passiva. A poluição do ar também é considerada um dos agravantes para esta situação.
Em janeiro de 2008, por exemplo, as doenças respiratórias e as doenças circulatórias representaram praticamente a mesma porcentagem de internações. Esta realidade mudou. As doenças do trato respiratório ultrapassaram as circulatór
ias.

Na lista de internações por patologias, a Asma e a DPOC ocupam as posições iniciais.Em julho de 2010, foram internados com crise asmática 16.560 pess
oas e isto corresponde ao 8° lugar na lista de internações, sendo que existem mais de 300 patologias nesta lista.
Por DPOC agudizado 12.431 pessoas foram internadas no me
smo mês, o que corresponde ao 14° lugar.
Estes números nos mostram que as duas patologias causam frequentes internações. Quando comparado aos outros anos, esses números aumentaram bastante, demonstrando que é necessário maior preocupação para controle e prevenção dessas doenças.

Alguns dados nos mostram a distribuição das internações por doenças respiratórias nas regiões do Brasil, conforme gráfico a seguir:

A região sudeste é a que mais teve internações por doenças respiratórias. Este fato deve-se ao alto nível de poluição nesta região, como já citado acima. A baixa umidade do ar presentes em algumas cidades desta região predispõem os indivíduos a problemas respiratórios.

Todo esse material e muito mais pode ser encontrado no site do DataSus: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php

Esperamos que tenham gostado!


7 comentários:

  1. Interessante poder identificar quais são as doenças que mais acometem os pacientes assim podemos ter uma melhor preparação para atender cada caso e também poder predizer de certa forma quais serão as respostas dos individuos a cada tratamento

    ResponderExcluir
  2. Esses tipos de estudos mostram aonde podemos no futuro vir a atuar, apesar de que quase todos os lugares do país que tenha uma população considerável, iremos encontrar pessoas com problemas respiratórios.

    ResponderExcluir
  3. Uma sugestão: poderia ser postado no blog como conseguir informações no site do datasus, uma vez que eu nunca consigo achar algo de importante. O site é complicado de acessar...

    ResponderExcluir
  4. Então.. o DATASUS é realmente muito interesante, só que o dificil é achar as informaçoes la dentro dele, quando é mais especifico...

    ;/

    ResponderExcluir
  5. Percebemos que as doenças respiratórias são as que mais crescem, portanto teremos ai uma boa area de atuação pela frente, em relação a poluição por tabagismo uma boa iniciativa foi a proibição de cigarros nas areas comuns pois espera-se que esse ato possa ajudar na diminuição das doenças respiratórias.

    ResponderExcluir
  6. Oi, pessoal sou especialista em cardiorrespiratória e mestranda em cardiologia. Achei muito bacana o interesse do grupo e a postura madura na discussão do tema. Parabéns! A nossa categoria precisa de mais gente assim.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelas informações e gráficos,ajudou muito na orientação do trabalho da CIPA pelo qual passamos muita informações desse blog aos colegas de trabalho.

    ResponderExcluir