Sejam Bem Vindos ao Blog de Pneumologia do 5° período do Curso de Fisioterapia da Univali.
Aqui vocês encontrarão informações sobre Fisioterapia Respiratória. Fiquem à vontade para comentar!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fisioterapia na tuberculose

A Fisioterapia Respiratória é a especialidade cuja evolução tem sido mais significativa pela ampla atuação desde as Unidades de Terapia Intensiva, quanto no atendimento de outros pacientes como pré e pós-operatórios e portadores de doenças respiratórias. O fisioterapeuta tem um papel primordial, atuando na prevenção das crises e durante estas, promovendo a desobstrução brônquica e a reexpansão pulmonar, otimizando a função pulmonar.

A assistência de fisioterapia em paciente HIV/Aids que sofreram sequelas após uma tuberculose é de fundamental importância para o restabelecimento das funções respiratórias destes indivíduos.Constitui-se em um grande problema de saúde pública e o impacto social e econômico dessa epidemia é especialmente grave, acometendo as camadas mais produtivas da população.

Entre as doenças oportunistas relacionadas ao HIV/Aids que podem ser causadas por vírus,bactérias, fungos, protozoários e certas neoplasias, está a tuberculose, doença pulmonar grave e contagiosa.

A fisioterapia respiratória é utilizada para aplicar ao paciente uma reeducação respiratória, bem como as manobras de higiene brônquica evitando assim,as crises. O fisioterapeuta é guiado por protocolos com aspectos específicos para auxiliar os pacientes em seus objetivos e suas necessidades, visando sempre a melhora da qualidade de vida.

A terapia respiratória, que consiste na drenagem postural,na tapotagem (percussão torácica), na vibração e na tosse assistida, deve ser iniciada ao primeiro sinal de distúrbio pulmonar. As manobras de expansão pulmonar, inalação, tapotagem, vibração, drenagem postural, indução de tosse e os exercícios respiratórios propriamente ditos são realizados nas diversas posturas: decúbito ventral, decúbito lateral, decúbito dorsal, sentado, e de acordo com a fase em que o paciente se encontra.

O tratamento fisioterápico objetiva desobstruir as vias aéreas superiores melhorando e reeducando assim a respiração, promovendo o relaxamento e tornando a tosse benéfica e eficaz na eliminação de secreções.

A fisioterapia respiratória na prevenção das sequelas respiratórias devido à tuberculose em pacientes com HIV/Aids, mostra melhora da função respiratória, prevenindo e melhorando as condições impostas ao paciente. Desta forma, diminui seu tempo de permanência no leito hospitalar, reintegrando-o mais rápido a sua família, a sociedade e ao trabalho.

Referência:ZEGLIO, C.R. et al. Assistência de fisioterapia na prevenção das sequelas respiratórias devido à tuberculose em pacientes HIV/AIDS. Revista Saúde Coletiva, Vol. 37, Núm. 7, p. 30-34, 2010. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/842/84212110006.pdf. Acesso em: 18 out 2010.


9 comentários:

  1. Muito bom esse artigo, adorei, pois fala exatamente sobre a patologia do meu paciente, e reforça ainda mais a importância do tratamento fisioterapeutico em pacientes com sequelas de Tuberculose,ajudando a minimizar os problemas decorrentes dessa patologia e aumentando a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse artigo pois podemos correlacionar como nosso atendimento, sabendo do papel primordial que a nossa atuação pode representar na evolução do paciente com TB, proporcionando uma otimização de todo o aparelho respiratório.

    ResponderExcluir
  3. Oii... muito legal o artigo mesmo.. da pra saber mais sobre o nosso papel, pois não é todo dia que passamos por esses atendimentos, porem niguem na nossa área ta livre...

    Obs: sugestão = postar artigo tipo esse só que sobre diferentes patologias...

    bjos bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo, principalmente pelo quanto ele ressalta a importância do fisioterapeuta na reintegração desse paciente.
    bju

    ResponderExcluir
  5. otimo este artigo contribui para o nosso atendimento....

    ResponderExcluir
  6. Legal esse artigo, pois fala da atuação da fisioterapia respiratoria na reabilitação do paciente com Tb, eu ainda não tive a oportunidade de atender paciente com TB, mas concerteza esse artigo esclareceu algumas duvidas quanto a terapeutica desses pacientes.

    ResponderExcluir
  7. também não tive a oportunidade de atender pacientes com TB, mas com as informações que contém acima fica mais facil de entender o que é a doença, como criar um manejo para lidar com a mesma.

    ResponderExcluir
  8. Ajudou bastente em meu seminario...
    Vlw.

    ResponderExcluir