Sejam Bem Vindos ao Blog de Pneumologia do 5° período do Curso de Fisioterapia da Univali.
Aqui vocês encontrarão informações sobre Fisioterapia Respiratória. Fiquem à vontade para comentar!

domingo, 7 de novembro de 2010

Normas para elaboração do estudo de caso

Normas para elaboração do estudo de caso:


O estudo de caso é um conjunto de informações elaborado em forma de texto e/ou apresentação, com a finalidade de descrever o caso clínico e o tratamento fisioterapêutico de um paciente.

Com o objetivo de facilitar a leitura e a compreensão do tema abordado por qualquer profissional da área da saúde o estudo de caso deve ser organizado da seguinte maneira:

- Adotando a terminologia científica e técnica;

- Utilizando um discurso claro e objetivo;

- De maneira sintética.


Elementos Componentes da Estrutura

A estrutura do Estudo/Relato de Caso proposta segue a estrutura básica de um periódico científico, e por este motivo deve ser elaborada adotando uma formatação específica e compondo os seguintes elementos:


-> Título:

Deve ser objetivo e não muito longo, deixando claro:

- Que é um estudo de caso;

- Qual a patologia ou condição mórbida tratada;

- Que é uma abordagem fisioterapêutica;


-> Autores:

Devem estar dispostos abaixo do título e centralizado.

O primeiro autor é o acadêmico e o segundo autor o professor supervisor.


-> Introdução:

É a parte inicial do texto que expõe o assunto como um todo. Na introdução deve ser explicada a problemática do estudo de caso, contendo:

- Um breve embasamento teórico sobre a patologia ou condição mórbida tratada, incluindo as características clínicas principais e sua fisiopatologia; e qual a abordagem fisioterapêutica nesta patologia/condição mórbida;

- A redundância (relevância) científica, social ou pessoal que justifica a realização do estudo de caso;

- Deve ser finalizada com o objetivo do trabalho. EX: Este relato tem o objetivo de descrever o caso clínico de um paciente com ........


-> Descrição do caso e da intervenção clínica:

Neste item deve ficar clara a operacionalização e a dinâmica da avaliação fisioterapêutica; do atendimento e da reavaliação. Lembrem sempre que a obtenção de dados objetivos proporciona maior confiabilidade à avaliação e servirá para conferir confiabilidade aos dados subjetivos.

No que diz respeito á avaliação é muito importante que fique claro quais as modalidades e características da anamnese e do exame físico a serem avaliadas, bem como quais os equipamentos e instrumentos utilizados na avaliação. Devem ser referenciados os métodos de avaliação e como os testes foram realizados. Por exemplo, se o teste de força muscular foi realizado por músculo ou por grupo muscular, ou se a avaliação da sensibilidade tátil e dolorosa foi avaliada através da distribuição por dermátomos ou por segmentos corpóreos, se a classificação de uma lesão refere-se á um determinado protocolo específico, etc...

Quanto à dinâmica dos atendimentos, deve constar do número e duração das sessões, periodicidade, e tempo total em que o paciente recebeu atendimento fisioterapêutico.

Ainda neste item devem constar as condutas terapêuticas e técnicas utilizadas no atendimento do paciente.


-> Resultados e Discussão

Este é o principal item do trabalho aonde serão apresentados os dados obtidos na avaliação fisioterapêutica (1ª avaliação), a evolução e os resultados obtidos com o tratamento proposto (avaliação final). Nem sempre os resultados são positivos ou atingem um resultado esperado. Sendo assim os motivos do sucesso ou do fracasso do tratamento devem ser discutidos, confrontando com a literatura, buscando argumentos que expliquem o motivo.


-> Conclusão

Na conclusão devem ser apresentadas as impressões geradas com respeito ao estudo de caso, bem como lançar novas idéias e possibilidades de novos estudos com novas propostas de tratamento, dando seqüência ao estudo dos temas abordados. A conclusão é pessoal, portanto, neste item não devem ser citadas idéias de outros autores.


-> Referências Bibliográficas

Nas normas da ABNT.

Um comentário:

  1. isso assim como o outro exemplo por último postado vai ser bom para nos orientar no nosso estudo de caso! :D

    ResponderExcluir