Sejam Bem Vindos ao Blog de Pneumologia do 5° período do Curso de Fisioterapia da Univali.
Aqui vocês encontrarão informações sobre Fisioterapia Respiratória. Fiquem à vontade para comentar!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ausculta Pulmonar

Iniciaremos o nosso blog falando sobre um assunto de grande interesse aos acadêmicos: Ausculta Pulmonar.
É um recurso de grande importância na prática clínica, pois nos permite avaliar e decidir qual o tratamento adequado ao nosso paciente.
É destinado a detectar sons normais e anormais produzidos pelos pulmões e vias aéreas.A técnica é realizada com auxílio de um estetoscópio e deve ser realizada com o paciente preferencialmente com o tórax desnudo, a fim de evitar a captação de sons produzidos pelas roupas.
A respiração do paciente deve ser com a boca entreaberta e em respiração discretamente maior e mais profunda. Deve-se realizar simetricamente para comparação de áreas correspondentes.
















Acima são duas imagens que demonstram os pontos de ausculta na face anterior e posterior do tórax do paciente.
Em uma ausculta podemos detectar sons anormais e normais.

Sons normais: Laringotraqueal
Som é gerado pela passagem do ar por estreitamento das vias áreas superiores, epiglote e "cordas voscais", atingindo em seguida condutos aéreis mais largos. São auscultados nas regiões periesternal superior, pericervical e antero-lateral do pescoço (traquéia e laringe). São muito intensos, de frequência muito alta e têm qualidade pouco sonora ou áspera.



Sons normais: Murmúrio Vesicular
Som relativamente suave de baixa frequência. É produzido pela passagem do ar inspirado dos bronquíolos terminais para os alvéolos, e vice e versa na expiração. Mais audível na fase inspiratória e por um maior tempo; no ápice do que nas bases pulmonares; em tórax de indivíduos magros (parede mais delgada). A expiração é muito mais silenciosa que a inspiração, em geral quase inaudível. Pode estar mais ou menos audível (aumentado ou diminuído) em razão da maior ou menor ventilação e abolido pela ausência de sons respiratórios.



Sons anormais: Estertores Úmidos são sons não musicais, curtos, explosivos, sons descontínuos. Podem ser descritos quanto à quantidade (escassos ou profusos) e quanto à fase (inspiratórios ou expiratórios, precoces ou tardios). Podem ser ouvidos através da parede torácica e, algumas vezes, na boca. Indicam presença de secreção úmida ou líquido nas vias aéreas, líquido no espaço intersticial, abertura súbita das vias aéreas (atelectasia ou fibrose). Aparecem em ambas as fases da respiração, porém é predominante no fim da inspiração. Podem ser do tipo bolhosos ou crepitantes.

Bolhosos: estertores úmidos grossos. Atribuídos a secreções borbulhantes nas vias aéreas, principalmente quando a traquéia e os brônquios principais estão repletos de secreção. Assemelham-se ao "estourar de bolhas". Audíveis na inspiração e na expiração.



Crepitantes: estertores úmidos finos. Ruídos finos e baixos que se assemelham ao som produzido ao "esfregar-se os cabelos com os dedos". Ocorre devido a líquido intersticial nos alvéolos (edema agudo de pulmão) ou ainda quando o pulmão não infla suavemente ou por igual e pequenos grupos de alvéolos se expandem subitamente (abertura abrupta das vias aéreas) por toda superfície.


Sons anormais: Estertores Secos são sons contínuos e indicam a presença de secreção espessa nas vias aéreas e broncoespasmo. São gerados por um brônquio estreito a ponto de fechamento, cujas paredes opostas oscilam entre as posições fechadas e quase fechadas. Quando o calibre do brônquio se reduz ao ponto de fechamento é gerado uma nota musical de tom constante. Podem ser do tipo roncos ou sibilos.

Roncos: é predominantemente inspiratório, porém pode ser audível também na expiração. Sua tonalidade é grave, intensa, semelhante ao ronco observado durante o sono. É modificado pela tosse. Corresponde a presença de secreções espessas aderentes ás paredes brônquicas de grande calibre com consequente diminuição do seu calibre.


Sibilos: som pulmonar musical. São classificados como agudos ou sepulturas, inspiratórios ou expiratórios, longos ou curtos e únicos ou múltiplos. Durante a inspiração os sibilos significam secreção espessa. Se durante a expiração os sibilos se modificarem, significam secreção espessa e se não se modificarem significam broncoespasmo.

14 comentários:

  1. Com minha primeira visita ao blog, não posso deixar de comentar que ele será de grande proveito a todos. É ótimo complementar as informações obtidas em saula de aula, em um meio de informações de tão fácil acesso e compreensão.
    Muito bom começar falando sobre ausculta pulmonar, sendo que semana que vem iniciamos os atendimentos, e com os sons postados, poderemos ter um melhor entendimento. Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante a idéia deste blog
    para esta disciplina! Com certeza será de grande
    importância para nosso dia-dia como acadêmicos
    e também para nossa formação, principalmente
    este primeiro assunto abordado, no qual estaremos sempre utilizando...
    Até mais pessoal =)

    ResponderExcluir
  3. Abaixo compartilho com todos um link de um artigo que achei legal sobre as terminologias da auscula pulmonar,
    para complementação de nosso estudo...

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006000500005&lng=pt&nrm=iso

    Espero que gostem! beijos

    ResponderExcluir
  4. Valeria Maria Alvares Cançado27 de julho de 2010 às 18:30

    Valéria M.A.Cançado disse...
    Gostei muito do blog, onde ajudará para complementar nos estudos, espero poder continuar na matéria...

    ResponderExcluir
  5. Realmente é muito interessante o artigo, Clenice. Obrigada pela sua contribuição.

    ResponderExcluir
  6. O interessante do blog é a complementação das aulas, podendo ter uma comunicação em tempo real de todos os alunos com o professor, além de , por exemplo, neste primeiro tópico, ter os sons de uma verdadeira ausculta pulmonar para facilitar no momento de colocar em prática.

    ResponderExcluir
  7. Priscila Nunes

    Achei muito interessante a idéia do blog,pois através dele podemos estar trocando mais informações com nossos amigos e, professor, contudo melhorando nosso aprendizado.
    Adorei a aula de Ausculta Pulmonar,porque consegui relembrar um assunto que já havia estudado um tempo atrás, e que jamais poderemos esquecer, pois estaremos sempre utilizando em prática.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito importante o blog. pois eu não tinha muito claro no que se refer a os sons da ausculta pulmonar, isto facilitará meu aprimoramento
    02-08-2010

    ResponderExcluir
  9. Oi Professora!
    Gostei muito do blog pois podemos complementar o nosso conhecimento, aprimorar as técnicas necessárias, relembrando aulas esquecideas com uma nova ferramenta de ensino.
    bjo me liga...uhaahauahau

    ResponderExcluir
  10. Olá, queridos colegas e professora, pela minha primeira visita ao blog gostaria de deixar aqui registrado, a importância de termos um espaço como esse, podendo assim, estabelecer uma comunicação mais rápida e dinâmica com colegas e com a professora, além de disponibilizar mais ferramentas para nosso estudo e aprimoramento dos conteúdos ministrados em aula.
    Desejo a todos um ótimos semestre. Abraço Lidiane Liska

    ResponderExcluir
  11. Olá. Muito boa a idéia do Blog, pois, além de termos acesso a conteúdos importantes, também poderemos interagir com a professora e com os colegas de uma forma diferente da usual. E este post com os sons da Ausculta Pulmonar, achei de grande importância, porque ajudará a nos prepararmos mais para as práticas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Como a minha primeira visita ao blog, um pouco tardia devido a falta do meu computador, deixo aqui registrado que é de super valia ter um blog para a matéria de pnemumo. Os sons da ausculta pulmonar colocados aqui ajudam no nosso aprendizado, facilitando os estudos. Estou acompanhando o quanto posso até meu computador voltar a funcionar. Beijos, Lívia Ramos.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal... minha visita ja tinha acontecido antes mas como deixei parar comentar depois e fiquei sem PC só agora que estou trazendo minha palavrinhas de agradecimento por toda a dedicação que vejo no Blog. Tem sido realmente muito bom, principalmente esses sond da auscuta que esta caindo como uma luva para todos nós neste momento... Valeu ai pessoal.. até amanha coleguinhas ;D

    ResponderExcluir
  14. Pesquisando sobre ausculta na internet encontrei esse artigo e achei interessanto e gostaria de comprartilhar, caso alguém tenha interesse em ler aí está o link.

    http://medicina.fm.usp.br/gdc/docs/revistadc_128_224-231%20864.pdf

    ResponderExcluir