Sejam Bem Vindos ao Blog de Pneumologia do 5° período do Curso de Fisioterapia da Univali.
Aqui vocês encontrarão informações sobre Fisioterapia Respiratória. Fiquem à vontade para comentar!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Arquivos Importantes

Boa noite Turma, esperamos que tenham iniciado bem o semestre.

Hoje vocês ganharão uma tarefa para casa. Ler alguns artigos que serão fundamentais para a construção de uma avaliação adequada de seu paciente e para o entendimento do processo saúde e doença que o envolve.


O artigo científico "A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde: Conceitos, Usos e Perspectivas" dos autores Farias e Buchalla aborda um assunto bastante importante, a CIF. É um artigo com uma linguagem acessível, que explica de modo geral o que é esta classificação, como foi criada e sua aplicação.
Se vocês quiserem se aprofundar no assunto existe a Apostila da CIF que explica todos os detalhes da classificação, modo de uso e outros pontos importantes.


O artigo centífico "O conceito de saúde e do processo saúde-doença" fala sobre a transição do ser saudável para o doente e nos ajuda a compreender o que o nosso paciente sente em relação ao seu estado.

O outro arquivo é sobre o WHOQOL abreviado. Este é um questionário voltado a avaliar a qualidade de vida das pessoas. É uma das ferramentas que utilizamos durante a avaliação de nossos pacientes para perceber como ele avalia a sua própria qualidade de vida. É composto de 26 perguntas que abordam os mais variados assuntos. Não deixem de utilizá-lo durante a avaliação, pois servirá para conhecer mais detalhes da vida do seu paciente que podem ajudar durante o tratamento.

Os arquivos foram hospedados neste link: http://www.megaupload.com/?d=N3HQ9JPR

Leiam com atenção os arquivos e boa semana de aula.
Comentem o que acharam dos artigos, falando sobre pontos negativos e positivos.

3 comentários:

  1. Li os artigos e achei interessantíssimos! O primeiro esclarece muito bem sobre a CIF, a sua mudança ao longo dos últimos anos, demonstrando de forma esclarecedora cada tópico deste modelo. Só achei que ele poderia ter explicado melhor sobre os fatores pessoais. Este modelo atual da CIF com certeza será fundamental em nossa prática clínica, pois ele vê o indivíduo em sua integralidade e não apenas como uma "doença".
    O segundo artigo mostra o processo saúde-doença ao longo dos anos, e como vêm mudando a visão a respeito disso. O que antigamente era visto como algo sobrenatural, atualmente abrange outros fatores. Achei que o artigo explicou bem este processo e a relação entre o saber e o fazer fundamentais na saúde.
    Também visualizei o último tópico sobre o WHOQOL abreviado e, com certeza, estarei utilizando na avaliação, pois estas perguntas me ajudarão a conhecer e entender melhor questões da vida deste paciente que estarei atendendo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler os artigos e gostei muito,o primeiro artigo da CIF explica de forma clara e facil os itens a serem preenchidos,conta tambem como foi a evolução da CIF. Concordo com a Cle, os fatores pessoais deveria ter sido explicado melhor. A CIF será de grande importância na nossa prática pois podemos avaliar as condições de vida de cada um possibilitando atingir um melhor resultado no tratamento além de tentar fazer inclusão social.
    O segundo artigo que fala do processo saúde-doença eu já havia lido, pois, esses dias estava procurando uma definição para saúde-doença e achei esse artigo, ele mostra como evoluimos em relação a esses conceitos. A sáude deve ser olhada como qualidade de vida para todos.
    Apliquei o questionario WHOQOL e vi que com ele é muito mais facil compreender a história de vida da minha paciente.

    ResponderExcluir
  3. O artigo “ O conceito de saúde e do processo saúde doença” remete ao leitor questões importantes, pois ele explica o processo saúde-doença de um individuo, componentes esses, que devem ser entendidos por nós futuros fisioterapeutas. Quando questionamos o termo saúde esse deve ser entendido em um sentido mais amplo, não só por ser algo de direito de todos e garantido por lei, mas, por se tratar de fator determinante na qualidade de vida de uma pessoa. Acredito que cabe a nós futuros profissionais da área da saúde entender o sistema de saúde, buscar alternativas que atendam as pessoas de forma integral com prevenção primaria, secundaria e terciária, de como funciona os distritos sanitários e principalmente como é a condição de saúde da população, assim entenderemos o processo saúde-doença. Outro ponto positivo do artigo é quando ele se remete a população de uma forma geral, e concordo plenamente, pois é dever de todo cidadão estar acompanhando as políticas e os sistemas de saúde (SUS). Já no artigo da CIF, ele acabou por não contemplar o que já foi citado nos outros comentários, sobre os fatores pessoas, mas discutiu bem os outros componentes. O artigo mostra a evolução desse sistema eu acredito que existe sim a importância de fragmentar toda a vida de um paciente lembrando, porém que esse ser é um todo, que envolve questões de moradia, saúde, lazer, questões familiares, hábitos de vida etc. e todos esses pontos interferem de alguma forma na sua vida. Já no questionario WHOQOL, ele deve ser aplicado e compreendido por nós, assim certamente ele fará a diferença numa avaliação e pontos que permite conhecer melhor tal individou.

    ResponderExcluir